top of page
Buscar
  • Foto do escritorRicardo Chaves

EXCESSO FAZ MAL A SAÚDE!

Atualizado: 7 de jun. de 2019

Recentemente li um artigo do Claudio Lottenberg com o título “ O Exagero faz mal a saúde” que falava sobre o excesso de “cuidados” médicos no Brasil. Este artigo me fez pensar sobre o comportamento humano nas empresas e na vida em geral.


Muitas vezes confundimos intensidade com exagero e excesso. A intensidade requer clareza de propósito, tem relação direta com foco que em minha definição é esforço concentrado.


Exagero é diferente, na grande maioria das vezes tem relação com encobrir alguma falta que temos, é como gangorra onde pra algo estar lá em cima, o outro lado tem que estar lá em baixo. Gangorra é rígida, e exatamente por isso sempre esta vivendo uma “relação de compensação”.


Você exagera em algo pra compensar

a falta de outra coisa!


Exagero na comida, no trabalho, na academia, no cuidado com o carro, no cuidado com o outro ou no cuidado consigo mesmo, na cobrança com os funcionários e até na cobrança consigo mesmo. Alguns exageros parecem muito legítimos, estão embasados em argumentos científicos, estatísticos, pessoais e etc.


Exemplifico: Exagero de “cuidar do corpo”. Vivemos tempos onde de fato você precisa dar uma boa atenção ao nosso corpo visto que o fluxo da vida contemporânea nos leva à práticas não saudáveis de alimentação, sedentarismo entre outras. Mas, do cuidado para o exagero é um passo, a linha é tênue, basta deixarmos de lado tantas outras necessidades de cuidado que temos na vida, mergulhamos em dietas, exercícios, crossfit, fitdance, botox, lipoaspiração, microcirurgias e etc... e negamos o cuidado com nossas emoções, amigos, diversão, família e etc. O que acontece então? Em pouco tempo você se cansa, se torna uma pessoa de muita INICIATIVA e pouca “ACABATIVA”! Começa a dieta, o curso, o estudo, a leitura do livro, o trabalho... começa muita coisa mas não persevera em quase nada. A gangorra fica lá em cima com o corpo, e lá em baixo em outras áreas da sua vida.


O EXAGERO muitas vezes está travestido de FOCO e INTENSIDADE, mas na verdade é apenas a idéia de que o que te falta é o que te fará feliz! MENTIRA!


O que te fará feliz é aprender a viver a vida de forma plena, tomando consciência dos seus mais profundos desejos, vontades e necessidades integrando todos em um movimento saudável pra você!




Ricardo Chaves




100 visualizações0 comentário

Kommentit


009.png
bottom of page